TRABALHO LOGICA COMPUTACIONAL E LOGICA ESTRUTURADA
Para desenvolver um sistema computacional, antes de tudo, devemos elevar a nossa lógica ou raciocínio lógico a frente de qualquer projeto, a fim de obter uma amplitude dos objetivos que o sistema em questão irá oferecer ao usuário final.
A lógica está presente em nossas vidas em todos os momentos, pois usamos o raciocínio lógico para tomar decisões que nos colocam frente a frente com o certo ou o errado. Está mesma lógica quando confrontada pode obter tomadas e decisões diferentes, dependendo de diversos fatores que influenciam o veredito final, tendo este sempre a busca pelo julgamento correto das ações.
Se procuramos o significado de lógica, veremos que é uma linha de raciocínio, pensamentos, idéias, relatos que são ligados ao pensamento filosófico. Este mesmo raciocínio é a manifestação do conhecimento, experiências que traçam caminhos para a verdade ou o bem pensar, sendo portanto um instrumento que movimenta a humanidade trazendo sempre com ela novos caminhos para seguirmos.
Um sistema computacional é um conjunto de regras e instruções que determinam caminhos para se obter um resultado válido a uma aplicação ou software em questão. Tendo em vista este pensamento veremos nas postagens seguintes, seguimentos e regras que nos ajundaram a pensar no mundo computacional que são os algoritmos.
Os algoritmos ajudam a organizar e manipular estes pensamentos criando estruturas simbólicas ou funcionais que formaram sistema a ser desenvolvido. Os algoritmos geralmente são como receitas de bolo, onde instruções finitas e sequenciais são executadas para se obter um resultado final esperado, que pode ser repetido, finalizado, reinicializado, efetuar interações, sofrer desvios, tendo como instruções executadas simples ou complexas.
Para desenvolver um sistema temos algumas regras que devemos ter em mente:
Tipagem de dados (Uso de Variaveis e Constantes)
Operadores Aritméticos (Adição, Subtração, Divisão, Multiplicação, Exponenciação, Etc…)
Estruturas