Logica atraves dos tempos
A lógica através dos tempos
Encontramos referências sobre o pensamento lógico nos primórdios da civilização humana, ao longo da evolução, pois o homem é um ser pensante desde sua formação. O termo homo-sapiens significa “homem-sábio”, que é um ser que utiliza a inteligência através de um cérebro altamente desenvolvido, e com inúmeras capacidades de raciocínio. Podemos ver um claro exemplo em que os seres humanos usavam o raciocínio e a inteligência lógica há cerca de 2.700 de anos A.C nas construções das grandes pirâmides Maias e Egípcias.
A inteligência humana é um tema fascinante justamente porque nos dá a chave para o tesouro do entendimento sobre o que nos cerca e sobre o próprio eu. O surgimento da inteligência é um grande enigma e talvez o mais complexo, onde cada vez mais cientistas e estudiosos tentam explica-lo através de inúmeras teorias.
Foi através da busca de uma forma para entender a mente humana, é que Aristóteles (384-322 A.C) começou a estudar o pensamento lógico, sendo mais tarde tido como o primeiro sistematizador do conhecimento lógico da época, constituindo-a como ciência autônoma. Foram múltiplas as contribuições de Aristóteles para a criação e desenvolvimento da lógica como a conhecemos. A lógica de Aristóteles tinha como objetivo metodológico principal mostrar o caminho correto para a investigação, o conhecimento e a demonstração cientifica.
Durante a Idade Média (séculos XIII a XV) foram realizados notáveis progressos na lógica aristotélica, a lógica tornou-se mais sistemática e progressiva. A lógica era entendida como a “ciência de todas as ciências”, de acordo com o pensamento corrente no tempo.
Já Gottfried Leibniz (1646-1716) foi o precursor da lógica moderna, ocupando um lugar especial na historia da lógica. Ele sugeriu uma espécie de “Álgebra Universal”, uma linguagem de símbolos que pudesse ser entendida em qualquer língua que fosse utilizada. Estava assim criado um ambiente adequado para o surgimento da