mg13518790
6791 palavras
28 páginas
Automação IndustrialLinguagens de Programação
Profa. Leila Silvia da Silva
Sumário
1 Introdução
Os quadros de relés já não respondem eficientemente, há algum tempo, a vários aspectos das necessidades dos sistemas de controle de determinados processos: a montagem, manutenção e troca de lógicas (fiação) são demoradas e custosas, a confiabilidade e agilidade são pequenas e as possibilidades de controle são reduzidas, além da ocupação de uma grande área física. Mais que isso, em determinadas situações fica impossível a utilização de tais quadros, principalmente pela localização do equipamento ou do processo a ser automatizado. Para substituir os relés, exceto relés de proteção, diversos equipamentos foram desenvolvidos aproveitando a evolução da microeletrônica e da informática dando origem a automação moderna. É uma automação formada por hardwares e softwares centrados nos controladores.
1.1 Controladores
Na Automação Industrial os controladores são baseados na eletrônica digital microprocessada e na informática, formando os sistemas computadorizados, aqueles que tiveram suas funções ampliadas recebem nomes de acordo com suas aplicações e com as tecnologias em que são baseados.
Sistemas computacionais são todos os sistemas formados por, no mínimo, três elementos: portas de entrada e de saída, memórias e CPU (processador). Um PC, por exemplo, é um sistema computacional geral. Ele serve para muitas coisas desde trabalhos escolares até, vejam só, o controle de processos. Seus componentes podem ser exemplificados como se segue:
Unidade Central de Processamento (CPU – Processador): é a responsável por todas as operações lógicas, matemáticas e de controle interno do equipamento.
Memórias: são as responsáveis pelo armazenamento dos dados e são de dois tipos principais. As memórias voláteis (RAM) perdem os dados quando deixam de ser energizadas e as memórias não voláteis (EPROM) não