Logaritimo (J.L)
IFMA-Campus Caxias
Logaritmo
Caxias-MA
IFMA- Campus Caxias
Aluno: Francisco Jamir Lima Conceição
Professor: Iramar Batista
Curso: Informática
Funções dos logaritmos
SUMÁRIO
HISTORIA
DEFINIÇÃO; Consequências da definição.
PROPRIEDADES; Logaritmo do produto.
Logaritmo do quociente.
Logaritmo da potência.
FUNÇÃO LOGARÍTIMA
EQUAÇÕES LOGARÍTIMAS
INEQUAÇÕES LOGARÍTIMAS
LOGARITMOS DECIMAIS
CONSTRUINDO UMA TABELA DE LOGARITMOS
História
Os logaritmos foram criados por John Napier (1550-1617) e desenvolvidos por Henry Briggs (1531-1630); foram introduzidos no intuito de facilitar cálculos mais complexos. Através de suas definições podemos transformar multiplicações em adições, divisões em subtrações, potenciações em multiplicações e radiciações em divisões.
Exemplo:
2,9. (1,03)91,14
Cálculos como este são extremamente difíceis de serem resolvidos hoje em dia sem o uso de uma calculadora. Os princípios dos logaritmos baseiam-se no fato de que algumas operações são mais fáceis de serem realizadas que outras e, desta maneira, o que se procurou foi transformar as operações de potenciação, mais complicadas em multiplicações e adições, mais simples. Para tanto, estudiosos passaram muito tempo elaborando tabelas de “passagem” de uma operação para outra operação
1. Definição
Logaritmos são estudos da matemática que dependem profundamente do conhecimento sobre potenciação e suas propriedades, pois para encontrar o valor numérico de um logaritmo, é preciso desenvolver uma potência transformá-la em um logaritmo.
Ax = b ↔ x = log a b
A ideia que concebeu o logaritmo é muito simples, ou seja, podemos associar o termo Logarítmo, como sendo uma denominação para expoente. Dessa forma definimos de formalmente logarítmos, da seguinte maneira:
Destacamos os seguintes elementos: a = Base do logarítmo; b = logarimando ou