Lofoforados
CAMPUS MATA NORTE
CURSO CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
DISCIPLINA MICROBIOLOGIA
GENÉTICA MICROBIANA
NAZARÉ DA MATA- PE
ABRIL DE 2013
DEISE PRISCILA OLIVEIRA GOMES
ELIZÂNGELA ALVES DOS SANTOS
JHONATHA CLAUDINO ARAÚJO ALVES
GENÉTICA MICROBIANA
Trabalho de disciplina Microbiologia, apresentado a professora Drª Ubirany Lopes como pré-requisito de nota.
Trabalho de disciplina Microbiologia, apresentado a professora Drª Ubirany Lopes como pré-requisito de nota.
PROFESSORA: Drª UBIRANY LOPES
NAZARÉ DA MATA- PE
ABRIL DE 2013
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
As características hereditárias dos microorganismos incluem sua forma e características estruturais (morfologia), suas reações bioquímicas (metabolismo), sua capacidade de se locomover ou se comportar de vários modos e sua capacidade de interagir com outros organismos, de modo prejudicial ou não.
O processo de evolução biológico de todo organismo vivo é produto de alterações no seu material genético. A informação contida neste material está codificada na grande maioria dos organismos pelo ácido desoxirribonucleico (DNA), enquanto em alguns vírus essa informação encontra-se no ácido ribonucleico (RNA). A identificação do DNA como transportador da informação genética tem sido um processo gradual ainda inacabado. Pela facilidade de manipulação, os microorganismos, mas especificamente as bactérias e os vírus, têm sido material usado nas pesquisas, (TRABULSI,2008).
A genética fornece uma compreensão por exemplo de como os genes para a resistência podem surgir e ser transferidos entre organismos individuais. As doenças emergentes fornecem outro exemplo da importância da compreensão genética. Novas doenças não surgem espontaneamente, elas são o resultado de alterações genéticas em organismos existente.
1. Genética Bacteriana
Os fenômenos genéticos básicos (mutação, replicação e recombinação) são muito semelhantes