Locke
Politica
Como grande filosofo que era ao escrever “Dois tratados sobre o governo” influenciou o pensamento filosófico sobre a politica, pois ele contestestou a doutrina do direito divino dos reis e do absolutismo real. Que ficaram conhecidos como Tratados sobre o magistrado civil (1689).
Definida a forma de governo, cabe igualmente à maioria escolher o poder legislativo, que Locke, conferindo-lhe uma superioridade sobre os demais poderes, denominava de poder supremo. Ao legislativo se subordinava tanto o poder executivo, confiado ao príncipe, como o poder federativo, encarregado das relações exteriores (guerra, paz, alianças e tratados).
Locke defendia a garantia dos direitos de um povo (proteção da vida, da liberdade e da propriedade). Para ele, esses direitos deviam ser prioridade de um governo, e se os governantes não pudessem, ou não quisessem respeitar esses direitos, o povo poderia derrubá-los e substituí-los por alguém melhor.
Tabula Rasa
Locke não acreditava nas ideias defendidas por Descartes, ele argumentava que quando se nasce a nossa mente era como uma pagina em branco ou seja, tabula rasa onde aos poucos as experiências vai se preenchendo. E para ele o conhecimento se produz em duas etapas.
• A sensação proporcionada pelos sentimentos
• Reflexão que cria os resultados das sensações Então para ele nos eramos como paginas em branco que com o passar dos tempos era preenchidas com conhecimento e nos fazendo assim diferentes uns dos