Localização WebService
Serviços de localização via Web Service
1. Introdução
O crescimento acelerado das tecnologias de rede de comunicação, possibilitou a transmissão de informações por meios não conectados fisicamente, ou seja, meios de comunicação sem fio. Portanto, outorgou o mercado das tecnologias móveis.
A facilidade das comunicações ampliou todo o meio de trabalho das empresas, levando o acesso remoto às áreas externas, permitindo-as empregar as trocas de informação momentâneas, como a localização de um objeto.
Os proprietários das empresas de transporte procuram utilizar dos serviços de localização para a administração de sua empresa. A mobilidade empregada em serviços de localização permiti um controle das frotas de veículos transportando mercadorias ou pessoas. É possível monitorar toda a rota de cada veículo e captar alguma atitude que não esteja prevista no percurso. Esse controle também é utilizado pelos sistemas de segurança, pois ajuda a localizar qualquer veículo suspeito de extravio.
Os serviços de localização buscam a simplicidade, visto que são altamente usados por dispositivos móveis. Mas os dispositivos moveis nem sempre contam com um mesmo tipo de sistema ou plataforma. Portanto, os serviços de localização são distribuídos via Web Service.
O Web Service é a resolução para integração de vários sistemas diferentes, pois são criados componentes que se comunicam com outras aplicações independente da sua linguagem de programação. Um Web Service é acessado via HTTP (Hiper Text Transfer Protocol), que é um protocolo de comunicação entre sistemas de informação que permite a transferência de dados entre redes de computadores, principalmente a internet. Os Web Service utilizam do XML (Extensible Markup Language) para a troca de informações entre cliente e servidor. Um dos principais elementos de um Web Service é o SOAP (Simple Object Access Protocol), estruturado em XML, é responsável pela entrega de informações e atua praticamente sobre todos