Localizando o eu
Turma: 1º período
Duração: uma semana
Eixo temático: Natureza e Sociedade
Objetivos
Aprender sobre o próprio corpo;
Identificar os lados do corpo, posição dos membros e ter consciência de sua estatura.
Reconhecer a si mesmo.
Desenvolvimento
Fazer uma roda de conversa, sondando as crianças o que elas sabem sobre o próprio corpo.
1. Você tem olhos, boca e o que mais?
2. Qual a cor dos seus cabelos?
3. Quantas orelhas você tem?
4. Quantas mãos você tem? E o que tem em suas mãos?
5. O que você tem nos dedos?
Músicas para serem trabalhadas em sala, onde aprendam sobre as partes do corpo e reconheçam si mesmo.
• Ex.: Cabeça, ombro, joelho e pé. (Xuxa)
• Desengonçada (Bia Bedran)
• Boneco de lata (Xuxa)
• Pulguinha (Palavra cantada)
Fazer a dinâmica da “Caixa Surpresa”, onde em uma caixa de sapato, fixando em seu fundo um espelho. Organizar a classe uma roda , questionando se sabe o que há dentro da caixa. Em seguida explicar que passara a caixa na roda, de modo que todos tenham a oportunidade de descobrirem o que há em seu interior. A medida que os alunos abrirem a caixa, é estimulá-los na observação das partes do corpo.
Propor uma brincadeira com a classe na qual cada aluno destaca uma das partes do corpo, fala ou representa, por meio de mímica, uma ação produzida. Ex.: Olhos- ver as cores, formas e prevenir de perigos.
Fazer grupos de 4 crianças e propor a brincadeira” meu mestre mandou”.Dizer:”Seu mestre mandou” E então inventa uma ação, que o grupo realizará. Pegar no pé, pular de uma perna só, colocar a mão no joelho, abaixar a cabeça, etc. Estimular os alunos a se observar e testar possibilidades de movimentos.
Construir um jogo de percurso, no qual cada uma das casas tem desenhada uma ou mais parte do corpo. Por exemplo: uma mão, duas mãos, um pé, uma mão e um joelho (este pode ser representado com um circulo amarelo), dois joelhos etc. As representações das partes do corpo, contido no jogo