Achados Hematimétricos
Para a coleta de sangue do Hemograma, não é necessário jejum, mas recomenda-se 24h sem exercícios físicos e sem consumo de bebidas alcoólicas. O sangue é coletado em tubo contendo anticoagulante, geralmente EDTA.
É realizada a análise automatizada de uma pequena quantidade de sangue em um aparelho denominado CITÔMETRO DE FLUXO.
Através de um sistema de lasers, o citometro de fluxo analisa cada célula em relação ao seu tamanho e à sua granulosidade.
Como cada célula do sangue possui tamanho e granulosidade própria, o aparelho analisa os números absolutos e números relativos (percentual) de cada célula na amostra de sangue. O resultado do Hemograma é fornecido na forma de uma tabela, contendo os valores encontrados na amostra do paciente e os valores de referência (valores considerados normais). Cada laboratório possui seus próprios valores de referência, sendo diferentes de acordo com o sexo e a idade.
Os atuais valores de referência do hemograma foram estabelecidos na década de 1960. Estes valores de normalidade ocorrem na verdade em 95% da população sadia. 5% das pessoas sem problemas médicos podem ter valores do hemograma fora da faixa de referência 2,5% um pouco abaixo ou 2,5% um pouco acima).
Sendo assim, pequenas variações para mais ou para menos não indicam necessariamente que haja doença.
Quanto mais afastado um resultado se encontra do valor de referência, maior a chance disso representar alguma patologia real.
O HEMOGRAMA é subdividido em três análises:
•ERITROGRAMA
•LEUCOGRAMA
•PLAQUETOGRAMA
O eritrograma avalia os glóbulos vermelhos, as nossas hemácias.
ERITROGRAMA FICTÍCIO
FONTE: http://www.mdsaude.com/2009/11/hemograma.html
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS) é considerada anemia:
•em