Os novos tigre asiáticos
Os novos tigres asiáticos
Tailândia
A Ásia em geral sofreu uma crise economica em 1997 que atingiu vários países, um deles foi a Tailândia que até então tinha o maior crescimento economico de sua história com mais de 8 % ao ano entre 1990 e 1995. Essa crise parou com o crescimento que antes era rápido e desvalorizou muito a moeda do país que é o Baht. Desde 1999 a Tailândia vem obtendo ótimos resultados quando a questão é a recuperação economica do país, atualmente ele é uma dos maires exportadores mundiais de arroz e de açucar.
Filipinas A Filipinas é um país em constante crescimento, atualmente o seu PIB está em 25º lugar num ranking com 178 países, quando medido pela paridade do poder de compra. Uma das principais atividades econômicas é a industrialização de alimentos. Sua produção agrícola consiste principalmente de milho, cânhamo, arroz,cana-de-açúcar e tabaco. Possuía também quantidades razoáveis de minérios como, cobre, ouro, ferro, chumbo, manganês e prata. A sua economia sofreu uma pequena queda com a crise na Ásia que abalou a economia de alguns países .
Malásia Atualmente o maior produtor de borracha, óleo de palma e estanho. O sucesso econômico desde a sua independência deve-se ao desenvolvimento dos seus recursos naturais. Grande parte do interior era inacessível e ocupado por agricultores que praticavam uma agricultura itinerante através de queimadas. As terras para cultivo representam 14,9% do total do solo. Os principais parceiros comerciais da Malásia são: Japão,Estados Unidos, Singapura e Alemanha.
Vietnã O Vietnã foi o país da Ásia que atingiu a independência política com maiores dificuldades e com altos custos sociais e ambientais. O novo regime exerceu imediatamente um controle direto sobre a economia, nacionalizando as empresas industriais estrangeiras e