Localizando o Continente Europeu
Com uma área pouco superior a 10.500.000 km², a Europa apresenta uma área continental maior apenas que a Oceania, representando 7% das terras emersas do planeta.
O continente Europeu encontra-se totalmente no hemisfério norte, sendo cortado pelo extremo norte pelo Círculo Polar Ártico, apresentando uma parte de seu território na Zona Polar. A maior parte de suas terras está na Zona Temperada do Norte, onde predomina clima temperado e há grande variedade de formações vegetais.
Estende-se de oeste a leste, atravessando vários meridianos, o que justifica o fato de possuir vários fusos horários. O meridiano de Greenwich, que é o meridiano principal, a 0°, passa na cidade de Londres e separa as terras europeias em dois hemisférios: ocidental (oeste) e oriental (leste).
Há 50 países no continente, sendo que Rússia e Turquia tem uma parte de suas terras também no continente asiático.
A Federação Russa é a maior nação do mundo e apresenta 11 fusos horários diferentes. Três quintos da popolução russa concentra-se na parte europeia. É também na parte europeia que estão localizados suas mais importantes cidades: Moscou e São Petesburgo.
A Europa apresenta uma fronteira terrestre separando-a do continente asiático. Estendendo-se de norte a sul, está uma extensa cordilheira, os Montes Urais. Ao sul dos Montes Urais, Mar Cáspio também marca a fronteira entre dois continentes, seguido pelas montanhas do Cáucaso e pelo Mar Negro.
A Europa possui um amplo litoral, extremamente recortado, com muitos golfos, penínsulas, mares e outros acidentes geográficos. Tal fato favorece a utilização do transporte marítimo e facilita construção de portos.