LOBECTOMIA
Definição:
A lobectomia é um procedimento cirúrgico realizado para remover um dos lobos dos pulmões. O procedimento pode ser realizado quando uma anormalidade foi detectada numa parte específica do pulmão. Quando apenas um lobo afetado do pulmão é removido, o tecido saudável restante é poupado para manter a função pulmonar adequada. A cirurgia é indicada quando uma pessoa possui apenas uma área do pulmão acometida de alguma doença, como por exemplo, enfisema gigante, tumores benignos e malignos e/ou infecções.
Sinais e Sintomas: As possíveis complicações durante e após a cirurgia dependerão da extensão da cirurgia e do estado de saúde geral do paciente. As complicações graves podem incluir sangramento intenso, infecções e pneumonia.
Fisiopatologia: O câncer de pulmão é um tumor caracterizado pela quebra dos mecanismos de defesa naturais do pulmão, a partir de estímulos carcinogênicos ao longo dos anos, levando ao crescimento desorganizado de células malignas. O câncer de pulmão é um tumor maligno que pode pegar desde a traqueia até a periferia do pulmão. O câncer de pulmão tem maiores chances de cura quando é diagnosticado precocemente e o tratamento é seguido corretamente. A cirurgia raramente é usada como a principal forma de tratamento no câncer de pulmão de pequenas células. Ocasionalmente, menos que 5% dos casos, o câncer é diagnosticado apenas como um nódulo tumoral localizado, sem disseminação para os linfonodos ou outros órgãos. Neste caso, a cirurgia pode ser uma opção de tratamento, geralmente seguida por tratamento complementar com quimioterapia ou radioterapia. Se o seu médico recomendar a cirurgia, será realizada uma prova de função pulmonar com antecedência para verificar se você ainda terá bastante tecido pulmonar funcional após a cirurgia. Outros exames verificarão a função cardíaca e de outros órgãos para confirmar que você está estável o suficiente para a cirurgia. Em geral, a lobectomia é a técnica cirúrgica escolhida para