Normas e Padr es Internacionais de Contabilidade
O que é a IFRS?
IFRS é um conjunto de normas internacionais de contabilidade, emitidas e revisadas pelo IASB - International Accounting Standards Board (Conselho de Normas Internacionais de Contabilidade), que visam uniformizar os procedimentos contábeis e as políticas existentes entre os países, melhorando a estrutura conceitual e proporcionando a mesma interpretação das demonstrações financeiras.
Sancionada a Lei 11.638/07
A lei estabeleceu regras básicas a serem observadas na elaboração das demonstrações contábeis, segundo padrões internacionais preconizados pelo IFRS/IASB.
Objetivo O objetivo da padronização internacional é apresentar as demonstrações com transparência, confiança e relevância para possibilitar comparabilidade dos dados em diferentes países e, com isso, gerar uma apresentação realista da eficiência empresarial para a análise de acionistas e investidores.
Demonstrativos Obrigatórios
Balanço Patrimonial
DRE (Demonstrativo do Resultado do Exercício)
DRA (Demonstração do Resultado Abrangente)
DFC (Demonstrativo do Fluxo de Caixa)
DMPL (Demonstrativo de Mutações do Patrimônio Líquido)
Notas Explicativas (Explicativo de outras ou demais receitas financeiras)
Exemplo:
Interessados nos Demonstrativos Financeiros
Investidores
Sócios e Administradores
Governo
Auditores
Concorrentes/Bancos
Países que adotam o IFRS
Desde 2005 a Rússia, China, Austrália, África do Sul e os países da União Europeia, adotam o IFRS na elaboração de suas Demonstrações Contábeis. Em 2010 Brasil, Canadá, Índia, Israel e Japão passaram a adotar, atualmente ele é adotado em 101 países.
Órgãos Regulamentadores
No Brasil, a estrutura da teoria contábil é definida por órgãos regulamentadores, como o CFC (Conselho Federal de Contabilidade) e o CPC - Comitê de Pronunciamentos Contábeis.
O Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC) é o órgão responsável por buscar a convergência da contabilidade brasileira às normas