lndicador
ENGENHARIA CIVIL
FERNANDA MARVILA SILVA
GABRIELA PASCOAL SARTORI
RENATA DAMACENO DE ALMEIDA
THAMIRIS LOPES
ANÁLISE COMPARATIVA: FREDERICK W. TAYLOR E HENRY FORD
NOVA VENÉCIA
2012
FERNANDA MARVILA SILVA
GABRIELA PASCOAL SARTORI
RENATA DAMACENO DE ALMEIDA
THAMIRIS LOPES
ANÁLISE COMPARATIVA: FREDERICK W. TAYLOR E HENRY FORD
Trabalho apresentado à disciplina Ciências Sociais do Curso de Engenharia Civil da Faculdade Capixaba de Nova Venécia, como requisito para obtenção parcial da avaliação bimestral.
Professor: Rômulo Delboni
NOVA VENÉCIA
2012
Frederick Winslow Taylor desenvolveu o modelo de Administração Científica conhecido também como Taylorismo, este modelo se desenvolveu através das suas observações em relação aos funcionários. Dentre os seus objetivos impostos, Taylor buscava organização e divisão do trabalho para obter o maior número de rendimento possível em menos tempo, também obteriam benefícios os funcionários que trabalhassem mais, causando assim um alto nível de desgaste que foi interpretado como exploração, pois para ganhar mais era necessário o dobro de esforço e trabalho, ele entendia e acreditava que um indivíduo no comando colocaria ordem mediante aos funcionários, onde o mesmo tinha como função ordenar, organizar e dirigir os trabalhadores, e para estes só restavam ouvir e produzir. Sua teoria teve continuidade nas mãos de outros nomes importantes para a construção e desenvolvimento do processo produtivo no qual se destaca Henry Ford.
Henry Ford utilizou e aprimorou os princípios de Taylor, porém enquanto um estudou o processo produtivo com a participação do homem o outro desenvolveu sua teoria considerando o homem como um dos meios de produção. Ford desenvolveu um sistema de trabalho denominado Fordismo, ele visava diminuir o tempo