tratamento da informação e indicadores sociais
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA – POLO INTERAÇÃO
SERVIÇO SOCIAL – 6 º SEMESTRE
ACADEMICAS:
LAURA APARECIDA ARGUELHO MENDES R.A: 268825
MARCIA CRISTINA ARGUELHO MENDES R.A: 268824
TRATAMENTO DA INFORMAÇÂO E INDICADORES SOCIAIS
PROFESSORA : Maria Clotilde Pires Bastos
ATPS
CAMPO GRANDE-MS
SETEMBRO – 2012
INTRODUÇÃO:
Neste trabalho de Tratamento da Informação e lndicadores sociais, estaremos mostrando através de estudos e pesquisas, a construção de um sistema de estatísticas nacionais, no Brasil,seguiu as transformações e tendências políticas, sociais e econômicas observadas ao longo da história do País.
Aqui estaremos apresentando as informações, é de conhecimento da equipe da Gerência de Indicadores Sociais [ transversalidade dos temas tratados e a complementaridade entre os capítulos para análise dos fenômenos sociais. Famílias são constituídas no interior dos domicílios, cuja infraestrutura afeta diretamente o bem-estar de seus moradores. A composição familiar caracteriza os diferentes ciclos de vida pelos quais passa a família ao longo se sua existência. Cada ciclo apresenta vulnerabilidades específicas a serem objeto de medidas ativas de proteção social, em particular, a presença de crianças e idosos (relações de dependência), comprometimento de renda familiar (situação de pobreza) e relações de gênero. Famílias são formadas por indivíduos, com suas características básicas em termos de idade, sexo e cor ou raça. Assim destacaremos as principais informações obtidas pelo IBGE e sobre o IDH do nossa cidade de Campo Grande –MS.
Os resultados do Censo Demográfico 2010 mostram que a desigualdade de renda ainda é bastante acentuada no Brasil, apesar da tendência de redução observada nos últimos anos. Embora a média nacional de rendimento domiciliar per