LL LP
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO MÉDIA E TECNOLÓGICA
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA
CAMPUS CRICIÚMA
DISCIPLINA: GEOTECNIA
PLASTICIDADE E CONSISTÊNCIA DOS SOLOS
Para compreender o comportamento dos solos, além da análise granulométrica, é preciso conhecer também outras propriedades deste material. Existem algumas características dos solos que são observadas pela variação do seu teor de umidade como a plasticidade e a consistência. A forma e o tamanho destas partículas também estão relacionados ao efeito que a variação do teor de umidade provoca no solo.
Então, resumidamente temos que a plasticidade de um solo depende:
1. Do teor de umidade do solo;
2. Da forma das partículas;
3. Da composição mineralógica e química do solo.
Limites de Consistência
A plasticidade de um solo consiste na maior ou menor capacidade de serem moldados sob certas condições de umidade sem variação de volume. É uma das mais importantes propriedades das argilas.
Nos materiais utilizados em obras de engenharia analisa-se o comportamento plástico quando aplicamos uma força num corpo e avaliamos a tensão deformação que nele ocorre. Dizemos que o corpo é plástico quando aplicamos a força, ele se deforma mas não recupera seu estado original ao cessarmos a ação deformante.
Na prática, para um solo, consegue-se variar os estados do solo alterando-se o teor de umidade nele presente. Quanto maior a quantidade de água ele altera seu estado de sólido para semissólido, depois para plástico e depois para líquido.
Quando o solo esta no limiar do estado semissólido para o plástico ele possui um teor de umidade que chamamos de Limite de Plasticidade (LP). Quando ele pode ser moldado (estado plástico) e mantém a sua forma antes de passar para o estado líquido onde se comporta como um fluido denso, o solo possui um teor de umidade que chamamos de Limite de Liquidez (LL).
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO MÉDIA E