LL E LP
O limite de liquidez (LL) é o teor de umidade determinado pelo aparelho de Casagrande. Ele é constituído por uma concha metálica unida a uma manivela que a move, fazendo-a cair sobre uma base sólida um certo número de vezes, até o fechamento de 1 cm da ranhura padrão, feita previamente no solo colocado na concha. O limite de liquidez corresponde ao teor de umidade em que a ranhura se fecha com 40 golpes.
O limite de plasticidade (LP) é o teor de umidade necessário e suficiente para rolar uma porção do solo umedecido sobre uma placa de vidro até formar um pequeno cordão com 3 mm de diâmetro e 12 cm a 15 cm de comprimento. A diferença entre o limite de liquidez e de plasticidade determina o índice de plasticidade (IP = LL - LP).
Materiais Utilizados.
- Aparelho casa grande.
- Balança.
- Recipiente de Porcelana.
- Espátula.
- Cinzéis.
- Água.
- Terra.
- Placa de Vidro.
- Capsulas para determinação de umidade.
- Estufa.
Normas Utilizadas.
NBR-6459/ABNT – Determinação do Limite de Liquidez de Solos.
NBR-7180/ABNT – Determinação do Limite de Plasticidade de Solos.
Procedimento Experimental.
Limite de Liquidez.
Separa-se de 150 a 200 gramas do material seco, coloca-o no recipiente de porcelana e aos poucos adiciona-se água até a homogeneização da massa. Feito a homogeneização da massa coloca-se uma certa quantidade dessa massa no aparelho de Casa Grande, aplainando-a com a espátula, de tal forma que a parte central fique com 1 cm de espessura. Com o cinzel abre-se uma ranhura no meio da massa, no sentido do maior comprimento do aparelho.
Após feito esses procedimento gire a manivela contando duas voltas por segundo, contando o número de golpes ate que se constate o fechamento da ranhura em aproximadamente 40 golpes, quando se deve parar a operação. Retira uma pequena quantidade do material no local onde as bordas da ranhura se encontraram para determinação da umidade, onde ira verificar o peso da amostra retirada e colocar na estufa