Lição de casa
Mirella Marques dos Santos
A tarefa de casa é um instrumento de fundamental importância para o aluno, tanto pela rotina responsável que se estabelece na organização de sua vida, quanto pelo enriquecimento sistemático do conhecimento adquirido na escola.
Podemos dizer seguramente que o aluno ao longo do tempo no exercício diário das tarefas para casa desenvolve muitas competências, dentre as quais podemos destacar: o gerenciamento de tempo, autonomia e habilidades no lidar com erros e dificuldades inerentes ao processo de aprendizagem. No espaço de conflito que se estabelece fora dos muros escolares, a criança cria um momento de auto-regulação na qual se torna único de autonomia conquistada e criatividade latente.
Porém, é necessário lembrar que entorno deste cenário criativo e de extrema importância pedagógica, encontra-se um ambiente familiar. Para que consiga atingir os objetivos primordiais das tarefas é preciso construir uma harmonia entre: aluno, professor e pais. Na qual todos devem contribuir de forma responsável para realização das mesmas. Convirá, contudo, devemos enfatizar que a concretização de objetivos tão ambiciosos está fortemente dependente de uma estreita colaboração e entendimento entre professores, alunos e pais (Cooper, 2001; Epstein, 2001).
A tarefa de casa possui uma função social, pois é por meio dela, que os pais tomam conhecimento do que está sendo trabalhado na escola com seu filho e com isso pode auxiliá-lo em suas dificuldades, criando assim um momento de interação entre pais, filhos e professores. (Libâneo)
Os pais devem preparar um ambiente calmo, seguro e que restrinja a criança das distrações externas. Cabe aos pais também não demonstrar suas inseguranças e medos nos primeiros sinais de dificuldades do seu filho.
O professor é o principal mediador desta tríade (aluno - pais - professor) e tem que estabelecer objetivos claros com as atividades passadas ao aluno.
A