Lixo
Salvador de Toledo x Rui Barbosa
Rua João Gerin
Dublin não tem serviço publico de coleta de lixo (pelo menos que eu saiba). Em todos os casos você tem que pagar. Para quem mora em prédios (grandes condomínios) geralmente existem aquelas grandes lixeiras em que todo mundo joga seu lixo e depois o caminhão pega.
Para quem mora em casas ou prédios menores uma etiqueta que deve ser colada no saco ou latões menores do que os de apartamentos grandes. Eu já morei em dois lugares aqui, o primeiro prédio o Landlord pagava mensalmente/anual (estava incluído no meu aluguel) para a empresa de coleta, ou seja, tinham os latões da empresa então nós não precisamos nos preocupar em comprar etiquetas para os sacos, apenas em separar o que era orgânico do que era reciclável.
Já nesse apartamento que estamos morando não temos os latões (porque não temos terreno para colocar os latões) então temos que comprar as etiquetas. São muitas empresas que fazem a coleta então vai depender da sua rua e localização para descobrir as informações corretas. Com relação às etiquetas os preços variam de 3 a 6 euros, ou seja, você tem que pagar por cada saco de lixo deixado na rua. já para o lixo reciclável, não é necessário pagar nada. A única coisa que você precisa é solicitar um saco de lixo especial.
Os vidros e garrafa você tem que levar no bottlebank, ninguém passa para coletar.
Nós chamamos aqui esses latões de wheelie bins (cesto com rodas), existe um deles para cada tipo de lixo, há uma preta/cinza para lixo comum, verde para materiais recicláveis, marrom para materiais que viram adubo (lixo orgânico). Isto pode variar e a empresa que coleta o seu lixo tem as especificações do que pode ir em cada latão.
No aspecto geral, Dublin é uma cidade muito limpa. Fora do centro é muito mais organizado, aqui no centro ainda encontramos lixo sem etiqueta ou fora dos latões e sem separação.
Mas isso ocorre