Lixo
Tema: Lixo:- Tipos de lixo - Tempo de decomposição - Biodigestão - Reciclagem - Problemas gerados pela queima do lixo (gases liberados)
Introdução
Lixo é todo e qualquer resíduo proveniente das atividades humanas ou gerados pela natureza em aglomerações urbanas; é tudo aquilo que já não tem utilidade e é jogado fora. No dicionário, ela é definida como sujeira, imundice, coisa ou coisas inúteis, velhas, sem valor. Lixo, na linguagem técnica, é sinônimo de resíduos sólidos e é representado por materiais descartados pelas atividades humanas.
Muitos dos resíduos que vão para o lixo podem ser reutilizados através de um processo denominado reciclagem. No processo de reciclagem, o lixo orgânico e inorgânico é reaproveitado, contribuindo para a redução da poluição do meio ambiente.
O lixo é um problema ambiental muito sério que coloca em risco toda a vida na Terra. Como há cada vez mais gente, todas usando produtos (e às vezes comprando coisas de que nem precisaria), a quantidade de lixo no planeta só faz aumentar.
Tipos de lixo
Só no Brasil, são produzidos todos os dias cerca de 240 mil toneladas de lixo. A maior parte deste total vai parar nos lixões a céu aberto e só uma pequena parte é reciclada ou reutilizada. Há lixos de todos os tipos e sendo produzidos e descartados de várias maneiras. Uma das formas mais comuns de classificar o lixo é separá-lo quanto ao tipo dele em si, como:
Lixo doméstico - é o lixo que as pessoas produzem em casas, bares, lanchonetes, restaurantes, repartições públicas, lojas, supermercados, feiras e do comércio. É composto por restos de comida, papéis, vidros e plásticos. Normalmente esse material é levado para aterros sanitários, locais próprios para o depósito de lixo.
Ainda pode ser classificado como lixo orgânico e lixo inorgânico.
-Lixo orgânico
É todo o lixo que tem origem