parasitose
FACULDADE DE FARMÁCIA
SELÊNIO
São Paulo – 2013
UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP
FACULDADE DE FARMÁCIA
SELÊNIO
Alberto Estavaringo – B90388-0
Cristiano Lima Marcelino – RA 93FDD-0
Djalma Franco – RA B925FH-5
Leandro de Lucca – RA D885DH-9
Lucas Edmilson Ferreira da Silva – RA B89JHG-8
Sumário
Resumo 3
Introdução 4
Estudos e pesquisas 5
Concentração recomendada 7
Suas funções 8
Conclusão 9
Referência Bibliográfica 10
Resumo
O selênio é um micronutriente muito importante para todos os seres vivos, principalmente humanos e animais, nos humanos podem ser encontrados em duas formas: SeMet não produzido pelo organismo conseguido apenas pela dieta e SeCis é um composto análogo da cisteína contendo selênio e é codificado pelo DNA. É encontrado em vários alimentos como: cereais, nos pescados, nas carnes, nos ovos, na castanha do Pará que é outro exemplo de alimento rico nesse antioxidante, que ajuda a neutralizar os radicais livres, estimula o sistema imunológico e intervém no funcionamento da glândula tireóide. Está no aminoácido selenocisteína. O selênio é absorvido nas secções superior do intestino delgado e excretado principalmente pela urina.
A dose diária recomendada é de 50 mcg para mulheres e até 200 mcg para homens. Neste trabalho foram revisadas algumas referências bibliográficas e discutidas suas aplicações, sua falta e estudos feitos na área.
Introdução
O selênio foi descoberto em 1817, de um subproduto de fabricação do ácido sulfúrico tratava-se de telúrio, porém não satisfeito com as afirmações Berzélius submeteu à amostra a analise concluído que o resíduo se tratava de um novo elemento químico. Estava descoberto o selênio, que recebeu esse nome em virtude de ter sido confundido com o telúrio. Então o novo elemento descoberto ia se chamar Selênio proveniente do