lixo
Usar os recursos de forma irresponsável e lançar lixo no meio ambiente tem como conseqüência a degradação em nosso redor. Esta degradação afeta a saúde das pessoas, a economia, a produção de alimentos, o turismo, a flora e a fauna.
Nossa qualidade de vida melhorará unicamente se cuidamos do meio ambiente que compartilhamos, utilizando os recursos sabiamente e evitando desperdiçá-los da forma desnecessária.
Problemas
A má administração dos recursos naturais, o desperdício excessivo e as condições meio-ambientais resultantes, dificultam a consecução do desenvolvimento sustentável.
É importante ter em conta os efeitos que têm nossas ações no meio ambiente, na saúde e na economia.
O meio ambiente
Desfazer-se dos resíduos de forma irresponsável produz a conta-minação do ar, da água e da terra.
A incineração de resíduos e os desaguadouros controlados emitem gazes que produzem efeito de frio e substâncias químicas tóxicas que vão parar no ar, na terra na água.
Os vasilhames de alimentos demoram muitos anos para descompor-se (veja ao lado) e ocasionam um maior acúmulo de materiais estranhos e substâncias químicas em zonas naturais.
Se não se tratam os resíduos orgânicos e de animais sabiamente, estes acabam contaminando as águas e criando algas produtoras de toxinas que afetam a plantas e animais.
Saúde
A deterioração do meio ambiente é um dos fatores que mais afetam a saúde das pessoas e sua qualidade de vida.
Como conseqüência da conta-minação das águas, algumas co-munidades têm mais propensão a contrair enfermidades hídricas. A contaminação da terra pode reduzir a qualidade dos alimentos e sua resistência a enfermidades.
As toxinas que vão parar na atmosfera contribuem para a contaminação do ar e produzem enfermidades respiratórias nos seres humanos, especialmente em zonas urbanas.
Além disso, materiais como o vidro, podem representar um perigo tanto para as pessoas como para os animais.
Economia
O mal