Lixo
Como é descartado
Como é aproveitado
Lixo orgânico
Material de origem biológica, como restos de alimentos e bebidas, plantas e animais mortos, assim como papéis molhados.
Normalmente, em sacos plásticos. É encaminhado ao serviço de coleta ou à compostagem (processo de decomposição da matéria orgânica).
Pode virar adubo ou ser usado em usinas termoelétricas para produção de energia com base no gás que emite.
Lixo inorgânico
Papéis secos, plásticos, vidros, metais ferrosos e não ferrosos.
Separado do orgânico. O lixo contendo restos de alimentos ou outras substâncias deve ser lavado, o que minimiza a proliferação de animais, como ratos e baratas. Na lavagem, deve-se evitar o desperdício de água.
Após a triagem, segue para os fabricantes de matérias-primas. O papel, por exemplo, pode ser misturado com celulose virgem para a produção de matérias-primas, como o papelão.
Tempo de Decomposição do Lixo
O tempo de decomposição do lixo pode variar de poucos meses até milênios, assim restos de verduras, frutas e legumes podem levar até 3 meses para se decompor, papel e pano de 3 meses a um ano, chicletes e filtro de cigarro de 5 a 10 nos, tampas de garrafas e madeiras pintadas cerca de 15 anos, fios de nylon e sacos plásticos mais de 30 anos, latas de conserva e alumínio de 100 anos a 200 anos, plástico mais de 450 anos, garrafas de vidro, pet, borracha e pneus o tempo de decomposição é indeterminado.
A natureza gasta uma energia vital para o equilíbrio do planeta nos longos processos de decomposição, assim os processos de tratamento do lixo como a reciclagem, os aterros sanitários, a incineração e a compostagem são ainda as melhores formas que o homem tem de lidar com o lixo que produz.
OS ESTRAGOS DO ÓLEO DE COZINHA
O óleo de cozinha é um dos alimentos mais nocivos ao meio ambiente. Jogado no ralo da pia, ele termina contaminando rios e mares. Eis o número:
1 LITRO de óleo de cozinha polui 1 MILHÃO DE LITROS de água.
Destinos do óleo