lixo no brasil
Pesquisa desenvolvida para a Disciplina de Estatística, como parte de avaliação para a I unidade do I semestre do curso de Geografia, sob a orientação da professora Vanessa Brito.
Vitoria da Conquista/ 2014
Objetivo
O objetivo deste é relatar sobre alguns aspectos de um dos problemas que mais se destaca na sociedade brasileira atual, a questão do lixo, tendo como ponto de partida, discutir sobre,como são tratados esses materiais nos estados que compõem esse país, desde sua produção, sua coleta nas residências, até seu destino final.
A questão do lixo nos estados brasileiros Sabe-se que nos últimos anos os brasileiros passaram a consumir mais, e com isso passaram também a produzir mais lixos, e descartar esses objetos com menor tempo de uso. Porém nem todo o material que é produzido é coletado, ou em muitos casos é descartado de forma incorreta, se tornando um problema para toda á população, principalmente para as gerações futuras. No ano de 2012 os brasileiros consumiram juntos, cerca de 64 milhões de toneladas de lixo, um aumento de 21% nos últimos 10 anos segundo a Abrelpe (Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais). Sendo grande parte destes resíduos produzidos nos grandes centros urbanos, e são originários, principalmente, de residências, escolas, indústrias e construção civil. No entanto uma boa parte desse material, ainda é descartada de forma incorreta, pois segundo o "Panorama dos Resíduos Sólidos no Brasil 2013", cerca de 60% dos municípios brasileiros não aderiram aos aterros sanitários, e os descartam em lixões a céu aberto, sendo 837 só na região nordeste do país. E as consequências disso não são nada agradáveis para a sociedade, já que alguns tipos de