lixo indutrial
Meio ambiente
Aluno: Sergio Henrique Teixeira Porto
RA: 8071855793 Curso: Engenharia Mecânica
Série: 1º C
Anápolis/ Março 2014
Lixo Industrial
O Lixo Industrial é o resultado dos processos de produção das indústrias, ele varia de acordo com a indústria, assim indústrias metalúrgicas, alimentícias, químicas tem um lixo diferente, requerendo assim um tratamento especial. Por exemplo na indústria alimentícia produzem os resíduos não comestíveis o que não se aproveita, é vendida para as graxarias, que processam a matéria prima para as fábricas de ração animal. As indústrias química precisam tratar seus dejetos, que exigem alto investimento. O problema é quando não são tratados sendo jogado em rios ou queimado, o que causa grande poluição no meio ambiente. O lixo industrial é bastante variado, podendo ser representado por cinzas, lodos, óleos, resíduos alcalinos ou ácidos, plásticos, papéis, madeiras, fibras, borrachas, metais, escórias, vidros e cerâmicas. Nesta categoria, inclui-se a grande maioria do lixo considerado perigoso.
Lixo Industrial Classe I (perigoso)
Gerado nas atividades do setor secundário (indústrias). Apresenta riscos à saúde pública ou ao meio ambiente, pois pode ter caráter corrosivo, inflamável, reativo, tóxico ou patológico. Ex-medicamentos, meios de cultura de micro-organismos, gaze, fluídos, pedaços anatômicos, etc. Este tipo de lixo é muito perigoso devido às suas propriedades infectantes/perfuro cortantes e deve receber um tratamento diferenciado, desde a coleta até a sua deposição final. É classificado como lixo Classe I.
Lixo industrial Classe IIA (não perigoso)
Resultante das atividades do setor secundário da economia (indústrias), e embora não represente risco à saúde, possui características peculiares que dependem das matérias-primas utilizadas. Exemplo: restos de alimentos, madeiras, tecidos, couros, metais e outros.
Resíduo industrial