Capital de Giro
INTRODUÇÃO
O presente trabalho abordará o tema de capital de giro, mostrando suas taxas, garantias e prazos, mostrando como este financiamento funciona, apresentando suas vantagens e também desvantagens e aplicação de suas taxas em alguns bancos pesquisados com suas respectivas garantias.
Metodologia
Capital de giro é uma forma de crédito que tem como objetivo o auxílio das necessidades de caixa das empresas, é uma importante ferramenta para tomada de decisões, pois se refere ao ciclo operacional de uma empresa, englobando desde a aquisição da matéria-prima até a venda e o recebimento de produtos vendidos.
Necessidades do Capital de Giro
A necessidade de capital de giro indica o montante de recursos que a empresa precisa para financiar suas operações, ou seja, o valor dos recursos que a empresa precisa para que seus compromissos sejam pagos nos prazos de vencimento.
IMPORTÂNCIA DO CAPITAL DE GIRO
Montante de recursos necessários para desempenhar suas atividades no dia a dia;
Parcela de recursos de longo prazo (endividamento, capital de sócios) que financiam as atividades de curto prazo da empresa;
Aumentar as vendas, diminuir a inadimplência, planejamento estratégico, reserva financeira;
Taxas reduzidas, prazo alongado, baixo custo para a empresa.
Vantagens:
Aumento do fluxo de caixa, desnecessidade de comprovar a destinação dos recursos, prazos que se encaixam com a necessidade da empresa, possibilidade de pagamento da dívida antecipadamente. Desvantagens:
O IOF utilizado no custo da operação (taxa de juros), pode ser um problema, pois aumenta o custo financeiro das operações, a alíquota vigente é de 0,38% sobre o valor da operação mais 0,0041% ao dia.
BANCO DO BRASIL
Taxa de juros: 1,10%;
Prazo médio de pagamento: Normalmente 3 mêses de carência chegando até em 24 vezes dependendo a situação do cliente;
Procura do capital de giro: Índice alto de inadimplência, compra de matéria-prima, pagamento de funcionários,