Lixo extraordinário
1) Relacione o documentário lixo extraordinário com as disciplinas de arte, ensino, aprendizagem, formação/ transformação do pessoal/social, material pedagógico.
Neste documentário podemos ver claramente que o professor pode usar qualquer tipo de material na disciplina de arte para ensinar seus alunos, basta apenas usar a criatividade e pesquisar para aprender o que não se sabe. Através de materiais recicláveis pode-se descobrir um grande artista na sala de aula. Tudo pode ser transformado, tanto os materiais quanto os seres humanos. Não é desculpa dizer que a escola não fornece material pedagógico.
A arte está no olhar de cada um que a vê.
2) Que sentido a frase " 99 não é 100", utilizada por um dos catadores?
Valter quis dizer que se uma latinha for jogada no meio ambiente, ela vai fazer falta para os catadores e vai poluir o solo por 100 anos. Somando 99 pessoas com mais uma faz a diferença na hora do trabalho, no convívio social, na amizade. Ele quis dizer que individualmente temos dificuldades, mas se nos juntarmos, nos unirmos em uma causa poderemos vencer as barreiras mais facilmente. O todo faz essa diferença.
3) Qual dos personagens do documentário você mais se identificou? Comente
Identifiquei-me com o Tião, ele acreditou em seu sonho e correu atrás, mesmo as pessoas dizendo que não ia dar certo, que ele não ia conseguir, zombando do sonho dele, ele não desistiu. Ele teve uma visão do futuro que poderia ser diferente, e conseguiu chegar onde ele queria.
Ele vislumbrou algo especial em meio a todo aquele lixo, ele tirou proveito de algo que ninguém queria fazer, remexer o lixo dos outros e viu seu sonho se transformar em realidade.
4) - "...no final eles não vão dizer que foi o Vik que fez, mas sim que nós fizemos." Identifique no trabalho de Vik muniz o papel do professor.
Vik mostrou que quando se ensina também se aprende, que podemos trabalhar o coletivo, não colocando o que nós pensamos ou sabemos e sim mostrar o caminho