Fluxo de caixa
1 - INTRODUÇÃO Esta pesquisa procura analisar como a Demonstração de Fluxo de Caixa é de extrema importância para a tomada de decisão e como administrar os negócios pelo fluxo de caixa, visando reduzir os riscos financeiros e, consequentemente, aumentar a rentabilidade.
1.2 - OBJETIVOS DA PESQUISA
A importância da Demonstração do Fluxo de Caixa como ferramenta para o planejamento e controle financeiro da entidade.
1.3 - TRATAMENTO DE DADOS Este trabalho foi instruído a base de pesquisas de livros, artigos e revistas publicadas no Brasil. Foi feita pesquisa em sites referente ao conteúdo estudado para buscar e atualizar as informações.
2 – APRESENTAÇÕES DA DEMONSTRAÇÃO DO FLUXO DE CAIXA (DFC) Com base no autor Filho (1999), a Demonstração do Fluxo de Caixa ainda que não seja obrigatório no Brasil, é uma ferramenta importante nas entidades para análise gerencial do que realmente disponibiliza o caixa para os movimentos financeiros da empresa. “Os Estados Unidos foram os pioneiros nesse assunto. As alternativas foram discutidas durante 10 anos (de 1977 a 1987). Em 1987 publicou – se o F.A. S (Financial Accounting Standard) nº. 95, definindo o modelo de Demonstração de Fluxo de Caixa e os critérios a serem observados para gerar este relatório. A partir de então, todas as empresas nos Estados Unidos devem elaborar, além do Balanço Patrimonial e da Demonstração de Resultados, a Demonstração dos Fluxos de Caixa. Outros países como o Brasil, estão em fase de estudos ou dependendo de legislação para exigir a Demonstração dos Fluxos de Caixa das empresas”. (ATLAS,