Lixo eletronico
FATORES DA LOGÍSTICA REVERSA QUE INFLUEM
NO REAPROVEITAMENTO DO “LIXO ELETRÔNICO” –
UM ESTUDO NO SETOR DE INFORMÁTICA
PAULO ROBERTO LEITE ( leitepr@mackenzie.br )
UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE
NATALIE LAVEZ ( natalie_lavez@terra.com.br )
UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE
VIVIAN MANSANO DE SOUZA ( vivianmansano@hotmail.com )
UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE
RESUMO
Esta pesquisa trata dos fatores da logística reversa nas cadeias reversas do setor de informática. Com caráter exploratório e qualitativo, face à escassa bibliografia disponível nesta área, utilizando estratégia de estudo de casos em três casos empresariais e entrevistas com executivos na cadeia reversa de computadores. A análise detalhada sob vários aspectos da logística reversa foi realizada em diferentes elos da cadeia reversa dos eletrônicos que possibilitou identificar nos casos examinados, entre outros resultados, a organização, comercialização, informações, fluxos dos produtos, relacionamento empresarial, recursos logísticos, a preocupação empresarial relativa à proteção de imagem e de mercado paralelo para seus produtos.
Palavras-chave: logística reversa; eletrônicos; lixo eletrônico, estratégia empresarial; sustentabilidade ambiental, cadeia reversa.
INTRODUÇÃO
As organizações têm se visto diante de um novo dilema: o que fazer com o lixo que produzem. Por todo o mundo empresas têm sido responsabilizadas pelo ciclo completo de seus produtos, inclusive após o descarte dos mesmos. Um grave problema que começa a ganhar espaço para discussões é o destino do chamado “lixo eletrônico”. Este tipo de “lixo” geralmente contém substâncias tóxicas, como o mercúrio, cádmio e chumbo, que podem contaminar o meio ambiente, o que leva muitas organizações ecologistas a pressionarem empresas e governos para o seu equacionamento (CEMPRE,2007; CIMÉLIA,2007) . Leis e normas surgem constantemente para regular o descarte de materiais nocivos ao meio ambiente, como as