A importância da qualificação proficional
Aldeer Raymundo Barbosa dos Santos1 Antonio Almeida Carreiro² RESUMO: O trabalho procura analisar e reforçar a importância da educação/treinamento para o desenvolvimento e eficiência dos trabalhadores na área da construção civil, bem como levantar os problemas que afetam o trabalhador e pesquisar as empresas na forma como conduzem a qualificação profissional. Constata-se que o trabalhador consciente e responsável na atividade que desenvolve contribui para obtenção do controle de qualidade total minimizando perda de tempo e material, satisfazendo a empresa, a sociedade e, sobretudo a si própria. A pesquisa demonstrou que maioria dos trabalhadores demonstra eficiência nas tarefas quando treinados sistematicamente. Em geral, percebe-se que após os treinamentos, a integração do trabalhador, empresa e seus pares é eficaz, melhorando a qualidade de serviço, interação entre as equipes e principalmente a satisfação pessoal.
Palavras Chaves: Treinamento; qualidade do trabalho; qualificação profissional; construção civil.
Introdução A problemática pesquisada foi: Como as empresas de construção civil podem qualificar seus operários, preparando-os para lidar com as novas tecnologias melhorando assim a qualidade das obras, reduzindo o nível de acidentes que é elevado no setor, reduzindo também o desperdício de material, o acumulo de resíduos sólidos gerados pela construção civil e melhorar a qualidade de vida.
A construção civil é um ramo do setor econômico nacional que absorve um grande número de trabalhadores e, paradoxalmente, caracteriza-se por uma estrutura e funcionamento de canteiro de obras passageiro. Esta condição influencia no investimento da qualificação da mão-de-obra e do próprio ambiente de trabalho ocasionado por insuficientes programas de formação e de qualificação dos recursos humanos (Zancul, 2006).
Esse trabalho tem como tema a importância do Treinamento e