Lixo Doméstico
Campus Venâncio Aires
Disciplina de Meio Ambiente
Darlei Feix e Júnior Lenhart - INF3AT
Lixo Doméstico
O que é lixo? É os restos das atividades humanas que não serve mais e são jogados fora. Pode ser gerado pela natureza também. O lixo é produzido tanto em aglomerações urbanas quanto em zonas rurais.
Composição do lixo:
Lixo orgânico: É proveniente de qualquer ser vivo, seja animal ou vegetal. Podem ser decompostos pela natureza e podem ser reciclados pelo homem. Exemplos: restos de comida, resto de frutas e verduras e restos de plantas e animais.
Lixo inorgânico: Que se resulta de produtos industrializados. Podem ser dificilmente decompostos pela natureza, mas podem ser reciclados pelo homem. Exemplos: vidros, plásticos, papéis, metais, entulhos de construções, restos de tecidos e materiais inertes.
Prejudicação do lixo ao meio ambiente:
- Lixão: Descarga de lixo diretamente com o solo, sem nenhuma prevenção ao meio ambiente e a saúde pública. Assim, tornando os lixões grandes culpados por várias doenças que afetam os humanos e animais transmissores de doenças.
Durante a decomposição do lixo orgânico, vai gerando um líquido chamado chorume, que tem mal cheiro e elevado grau de poluição alterando as característica do solo, podendo também poluir as águas doces no nosso país.
- Depósitos em rios e praias: Leva ao acumulo de leitos nos sedimentos do ecossistema, provocando o aumento da temperatura da água e a diminuição de oxigênio, assim dando consequência na modificação das característica dos seres que nele habitam.
- Consequências das disposições de lixo:
Áreas urbanas: Proliferação de vetores de doenças; Poluição ambiental e visual; Aumento do custo para limpeza e manutenção; Obstáculos para o trânsito, provocando acidentes; Perigo para os carros e pedestres com a presença de objetos cortantes.
Nas praias e rios: Poluição da areia; Poluição da água; Perigo de acidentes com