livros
Para Malthus a produção de alimentos crescia de forma aritmética. Para ele o mundo deveria sim ter doenças, guerras, epidemias, para que houvesse um houvesse um equilíbrio entre a produção de alimentos e a população.
Teoria Malthusiana
Teoria Populacional Malthusiana foi desenvolvida por Malthus que percebeu que o crescimento populacional entre os anos 1650 e 1850 dobrou com o aumento da produção alimentícia, Aperfeiçoamento, ao combate as doenças, dos melhoramentos feitos nos saneamentos básicos e o benefício da revolução industrial. Com essas melhorias, fizeram que a taxa de mortalidade diminuísse se e a taxa de natalidade aumentasse.
A solução defendida por Malthus seria:
1 A sujeição moral de retardar o casamento
2 a pratica da castidade antes do casamento
3 Ter somente o número de filho que se pudesse sustentar
Teoria Neomalthusiano
A partir da segunda metade de século XX, principalmente na década de 60, houve uma explosão demográfica, esse crescimento populacional deu inicio novamente as ideias de Malthus, essa teoria atenta-se para o crescimento populacional decorrentes dos países subdesenvolvidos. Neomalthusianos propuseram políticas efetivas de controle de natalidade que foram denominadas de "Planejamento Familiar”.
Economia e Religião
Malthus recomenda, contudo, não esperar essas catástrofes. Seus remédios são os seguintes: negar ás populações toda e qualquer assistência (hospitais, asilos).
A origem dessas ideias de Malthus é, em partes, econômica, em parte , religiosa . no começo de século 19 : um forte