Livro
1ª Edição: março/2001
Revisão: Maria de Lourdes C. Queiroz
2ª Edição: maio/2010
Revisão:
Adriana Santos e Nicibel Silva
Capa e Diagramação:
Junio Amaro
Introdução
No livro de Deuteronômio 28.1, Deus deixa bem claro qual é o seu sonho – abençoar o homem em todas as áreas de sua vida. O Senhor não deseja que você viva de um lado para o outro sem rumo e sem direção, procurando firmar-se na sua própria força.
Viver assim é viver fora do propósito de Deus. Jamais se esqueça de que Deus o ama e tem o melhor para sua vida.
Obediência traz bênção e desobediência traz maldição. A Bíblia é clara em afirmar que maldição não vem sem causa. Se sua vida não decola, seus sonhos quanto ao casamento, carro, à casa própria
5
etc., não se realizam, pode ser que esteja faltando alguma coisa. Uma reflexão mais profunda sobre seu passado, sobre as coisas que aconteceram, o levarão a descobrir um ponto lá atrás, uma porta aberta, algo que criou uma base legal para que as trevas entrassem. Essa porta aberta trouxe consequências terríveis – as maldições descritas em Deuteronômio 28.15-45.
Há duas situações contrastantes no capitulo 28 de Deuteronômio. No verso 12, o Senhor fala que abrirá o seu bom tesouro, onde está tudo de que precisamos e tudo o que desejamos para uma vida feliz e bem-sucedida. Os tesouros do Senhor estarão dispostos a nosso favor. Haverá chuva sobre a terra no tempo certo e as obras de nossas mãos serão abençoadas. Porém, o verso 23 diz o contrário, a desobediência traz maldição – “os teus céus sobre tua cabeça serão de bronze.” Em lugar de céus abertos sobre nossa vida, teremos céus de bronze, e em lugar de uma terra fértil, irrigada pela chuva, teremos um solo tão duro quanto o ferro debaixo de nossos pés.
6
não adulterarás Muitos são os males da desobediência que trazem toda sorte de maldições ao homem. Quero destacar um deles, que se encontra nos Dez Mandamentos –