Livro
Serviço social
MARIA DANIELA CAVALCANTE ALVES
A INSTITUCIONALIZAÇÃO DO SERVIÇO SOCIAL
Cáceres
2008
MARIA DANIELA CAVALCANTE ALVES
A INSTITUCIONALIZAÇÃO DO SERVIÇO SOCIAL
Trabalho apresentado ao Curso Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná.
Orientador: Profª. Cristiane Almeida
Cáceres
2008
A INSTITUCIONALIZAÇÃO DO SERVIÇO SOCIAL
O serviço social começa a surgir no final do século XVIII e metade do século XIX na Inglaterra devido a Revolução Industrial.
Com isso a massa popular migrava das zonas rurais para a zona urbana, a partir daí vão se formando as populações operárias, que passam a viver nos arredores das fábricas.
Fome e miséria eram comum naquela época, a prática assistencial estava distante das relações sociais, estava ligada a religião, a caridade.
Práticas como exploração, repressão e dominação foram feitas sobre a denominação de caridade.
As intenções eram sempre outras e não a caridade, o que a classe burguesa sempre buscava era perpetuar a servidão e a submissão.
A população operária já cansada resolve se organizar para lutarem contra as seqüelas sociais, principalmente contra a Lei dos Pobres.
A Lei dos Pobres foi promulgada em 1897 e determinava que os atendidos em locais pela assistência pública vivessem confinados em locais a eles destinados denominados como a casa de correção. A Lei dos Pobres implicava a destituição da cidadania econômica. Sem domínio sobre sua própria vida, poderiam inclusive ser cedido, independente de ônus para os cofres públicos, para suprir transitoriamente a escassez de mão-de-obra em momentos em que atingisse níveis baixos. Na verdade a classe burguesa buscava formas para continuar a dominar, oprimir e explorar a classe operária, mesmo contra a vontade deles.
Nessa busca de controlar a classe