livro
Em ciência da informação, o livro é chamado monografia, para distingui-lo de outros tipos de publicação como revistas, periódicos, teses, tesauros, etc.
O livro é um produto intelectual e, como tal, encerra conhecimento e expressões individuais ou colectivas. Mas também é nos dias de hoje um produto de consumo, um bem. Sendo assim, a parte final de sua produção é realizada por meios industriais (impressão e distribuição). A tarefa de criar um conteúdo passível de ser transformado em livro é tarefa do autor. Já a produção dos livros, no que concerne a transformar os originais em um produto comercializável, é tarefa do editor, em geral contratado por uma editora. A coleta, a organização e a indexação de coleções de livros, por outro lado, é típica do bibliotecário. Finalmente, destaca-se também o livreiro, cuja função principal é disponibilizar os livros editados ao público em geral, vendendo-os nas livrarias generalistas ou de especialidade. Compete também ao livreiro todo o trabalho de pesquisa que vá ao encontro da vontade dos leitores.
Índice [esconder]
1 História 1.1 Antiguidade
1.2 Idade Média
1.3 Idade Moderna
2 Portugal 2.1 Idade Contemporânea
3 Livro eletrônico
4 A produção do livro 4.1 Livros publicados no mundo
5 Classificação dos livros
6 Obras de referência
7 Cânones da literatura ocidental
8 Bibliografia
9 Ver também
10 Referências
11 Ligações externas
História[editar | editar código-fonte]
Ver artigo principal: História do livro
A história do livro é uma história de inovações técnicas que permitiram a melhora da conservação dos volumes e do acesso à informação, da facilidade em manuseá-lo e produzi-lo. Esta história está intimamente ligada às contingências