Evolução da Computação
A primeira geração de computadores modernos (1946 – 1959), suas principais características eram as válvulas eletrônicas e tinha quilômetros de fios e atingiam altas temperaturas e assim causando problemas constantes no funcionamento, e não posso deixar de comentar que se usavam diretamente a linguagem de maquinas. O mais famoso entre todas as maquinas da época foi o ENIAC (Electronic Numerical Integrator Analyzer and Computer). Ocorreu uma revolução no mundo da computação com o lançamento dele em 1946, foi construído pelos cientistas norte-americanos John Eckert e John Mauchy. O ENIAC era mil vezes mais rápido que os demais computadores da época, e o diferencial dessa maquina era computação digital sendo assim superior aos outros projetos mecânicos-analógicos. Com ele a grande maioria das operações era realizada sem movimentar peças manuais. E as dimensões dessa maquina eram exageradas se aproximava a 25 metros de comprimento por 5,50 metros de altura e pesava 30 toneladas.
Já na segunda geração (1959 – 1964), houve-se a substituição das válvulas eletrônicas por transistores, e assim diminuiu o tamanho do hardware, também se criou a tecnologia de circuitos impressos. Os computadores desta geração foram divididos em duas categorias os supercomputadores e os minicomputadores. O IBM 7030 também conhecido por Stech foi o primeiro supercomputador lançado na nesta época, desenvolvido pela IBM. O diferencial dessa maquina é que ele executava cálculos na casa dos microssegundos e o seu tamanho ocupava uma sala comum. E o minicomputador mais conhecido desta mesma geração foi o PDP-8, ele foi a versão mais básica do supercomputadores, sendo assim mais atraente financeiramente.
E nesta terceira geração (1964 – 1970) os computadores foram conhecidos pelo uso de circuitos integrados, que permitia que uma placa armazenasse vários circuitos que assim se comunicavam com hardwares distintos ao mesmo tempo e assim se tornando mais velozes e o preço