Livro
Página 60. 1. Observe a gravura da pagina 59 com atenção. Nela, podemo identificar grupos distintos de africanos. Aponte as caracteristicas que os diferenciam. 2. Como você explica o fato de alguns africanos terem acesso a armas de fogo? 3. Pela gravura, é possivel afirmar que o contato com os europeus alterou o modo de vida tradicional dos africanos? Por quê? 4. Se a moratalidade dos africanos vendidos como escravos para as Antilhas era tão alta como nos diz Grandpré, por que o tráfico de cativos não era interrompido?
Resposta página 60 1. Na imagem só é possível visualizar que cada escrevo está fazendo um tipo de trabalho diferente e que uns estão em grupo e outros estão mais afastados.
2. Devido as rotas de comercio exterior, que exportavam e importavam varias coisas, deixando assim o acesso as armas mais fácil para os africanos.
3. Sim, porque os africanos agora tinham trabalhos mais leves, mesmo assim trabalhando em péssimas condições de trabalho nas lavouras e nos campos.
4. Principalmente pela movimentação do capital da época, e por outros aspectos do comercio exterior, onde os Barões dos grandes cafezais compravam mais e mais escravos para poder ter uma melhor produção do café e de outras culturas cultivadas em lavoura.
Página 72.
1. Analise o papel desempenhado pelos mulçumanos no comércio africano. 2. Quando os portugueses aportaram na costa ocidental da África, o trabalho escravo já existia na região. Em que aspecto a escravidão introduzida no continente pelos europeus se diferenciava da escravidão então praticada na África? 3. O tráfico de escravos foi produto dos contatos e negociações estabelecidos entre representantes dos Estados europeus com os mandatários africanos. Descreva a Participação de cada um desses agentes no comécio de cativos africanos 4. Relacione a introdução da escravidão moderna na África à fragilização dos Estados africanos 5. Compare as teorias