livro
O professor François Marin tem como objetivo fazer com que os alunos aprendam o idioma do país, e que a partir daí sejam todos iguais, mas isso era quase impossível por conta da diferença dos alunos, as diferentes formas de comportamento, da cultura, formação e, sobretudo racial.
Segundo Émili Durkeim, a educação é uma função coletiva, que visa ao bem social. Por isso, caberia à sociedade determinar quais as ideias e os sentimentos a imprimir na criança para que se tornasse um cidadão adaptado. Sua obra “Educação e Sociologia” Enfatiza a origem social da educação com a finalidade de superar sua caracterização predominantemente intelectualista e individualista. Para Durkheim, “a educação satisfaz, antes de tudo, as necessidades sociais” e “toda educação consiste num esforço contínuo para impor à criança maneiras de ver, de sentir e de agir às quais as crianças não teriam espontaneamente”. A partir de uma educação imposta de acordo com os padrões sociais, é possível criar o ser social, e, nesse processo, os pais e professores são apenas intermediários.
Para Weber a sociedade pode ser compreendida a partir do conjunto das ações individuais. Só existe ação social, quando o indivíduo tenta estabelecer algum tipo de comunicação, a partir de suas ações com os demais. Ele descreve uma educação racional, onde os indivíduos são separados para exercer as funções dentro da sociedade, ele diz que a educação é um instrumento para estratificação social, ela forma o