livro
Após o descobrimento da região petrolífera do Golfo Pérsico no ira ,toda a região começou a ser explorada.Como forma de reivindicar a política de achatamento de preços praticados pelo cartel das grandes petroleiras ocidentais foi criada a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEN) constituído por os cinco principais produtores de petróleo. A OPEN tinha três objetivos, que seria aumentar a receita dos países membros ,assegurar aumento gradativo de controle sobre as produções de petróleo e unificar as políticas de produção.Com isso as nações do oriente médio exercerão grande controle sobre a exploração do petróleo o que causou grandes preocupações aos capitalistas. Iniciou-se um escoamento da produção petrolífera no inicio da década de 70 ,pois as nações produtoras começaram a regular a exploração de petróleo por se tratar de um recurso não renovável, com isso o preço do barril triplicou em um curto período de três meses.
No mesmo período teve inicio a guerra do kippur, piorando ainda mas a crise entre produtores do oriente e o bloco capitalista.desde então vários outros conflitos foram desencadeados entre Árabes e Judeus envolvendo o território da Palestina .
É possível perceber que a economia de nações poderosíssimas esta ligada a esta fonte de energia .Se tornando assim ate difícil de imaginar as varias transformações que um mundo sem petróleo poderia exercer na economia mundial.
Após a Guerra do Yom Kippur ,entre os países Árabes e Israel , os Árabes como membros do cartel da OPEP resolveram interromper o fornecimento de petróleo para os EUA ,Europa Japão, devido os EUA terem apoiado os Israelenses na guerra .Isso causou grande redução na oferta do petróleo e alta elevação dos preços sendo que de 3 passou para 12 dólares. Com a alta elevação não esperada do preço, ocasionou mudanças em toda a economia mundial sendo que os únicos favorecidos foram os países da OPEP