Aps Escoamento
UNIP
Atividade Prática Supervisionada
Vagner de oliveira RA: B45GEI-3
Rafael Carvalho de Queiroz v RA: B551BB-0
Valterlan Santos Santana RA: B32371-0
Wellington Pereira Alves RA: B557AI-8
Campinas - Swift
Novembro 2013
ESCOAMENTOS (Número de Reynolds)
INTRODUÇÃO:
O Escoamento é uma mudança de forma do fluido sob a ação de um esforço tangencial,o qual sofre um processo de movimentação das moléculas de um fluido, umas em relação as outras de acordo com os limites impostos.Ele pode ser descrito por parâmetros físicos e pelo comportamento destes parâmetros ao longo do espaço e do tempo, de acordo com a trajetória, linha, tubo e corrente e de emissão.
A fluidez e a capacidade de escoar, o qual e uma característica dos fluidos. Quanto a sua classificação de acordo com sua direção e trajetória se divide em: Escoamento Laminar, Turbulento e de transição.
Experiência de Reynolds (1883)
Por meio deste experimento Reynolds pode evidenciar a diferença qualitativa entre o escoamento laminar e turbulento. O experimento consistia em introduzir um fio de líquido colorido no centro de um tubo através do qual o mesmo líquido, sem corante, escoava com uma velocidade controlada. A baixas velocidades de escoamento, o fio de líquido colorido permanecia reto e contínuo pelo comprimento do tubo e quando certa velocidade crítica era atingida, a linha colorida era violentamente agitada e sua continuidade destruída por curvas e vórtices, revelando assim fluxo turbulento.
DESENVOLVIMENTO:
OBJETIVO
O experimento tem como objetivo observar a diferença entre um escoamento laminar e turbulento, bem como determinar o número de Reynolds para o fluxo de água(velocidade) em cada tipo de escoamento observado.
Por meio dos números de Reynolds calculados a partir dos dados obtidos experimentalmente, deve-se tirar conclusões acerca da boa ou má visualização desses tipos de escoamento.
PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
O