Livro H Drias
RESUMO
O livro Hídrias é um curto livro de poesias cuja temática gira em torno das questões da antiguidade grega, o mundo helênico e seus costumes. O livro reúne 25 poemas que formam imagens vivas e complexas da mitologia grega. O título faz referência aos vasos gregos que, em sua pintura, ilustravam tanto o cotidiano da vida na polis como a saga de deuses, musas, seres mitológicos e deusas que compõem a épica da criação do mundo helênico e seu cosmos, seu entendimento da natureza.
Cada um dos poemas deve ser entendido como um microcosmo. É possível encontrar em “Hídrias” a presentificação de imagens de figuras míticas, como as sibilas (seres mitológicos dotados de poderes divinatórios). No poema que canta o amor de Jacinto (figura mítica, mortal amante de Apolo) e Narciso (herói que se apaixona pelo reflexo da própria face), mortais e heróis são protagonistas.
Há também os que celebram e afirmam a sua divindade, como os dedicados à deusa Ártemis (deusa da caça e da magia), a Apolo (deus da beleza, da religião e do equilíbrio), a Poseidon (deus do mar e seus mistérios), a Hades (deus do mundo dos mortos); a Perséfone (mulher de Hades, deusa das profundezas) e a Dionísio (deus das festividades).
Há, ainda, referências a lugares que marcaram fortemente o conhecimento que se tem acerca dos mitos e costumes da antiguidade grega, como é o caso de Delfos, lugar em que se situava um poderoso oráculo.
CONTEXTO
Sobre o autor
Dora Ferreira da Silva (1918 – 2006) é uma das mais importantes poetisas brasileira. Três vezes vencedora do prêmio Jabuti e agraciada com o prêmio literário Machado de Assis em 2000, possui publicações que tratam de temas como a antiguidade grega, o sentido da existência e temas filosóficos. Foi tradutora, editora e pesquisadora, um dos maiores nomes da intelectualidade brasileira no século XX.
Importância do livro
O livro Hídrias, ganhador do prêmio Jabuti de 2005, da poetisa brasileira Dora Ferreira da Silva, é, certamente,