Recupera O
O imperialismo teve como principal objetivo a conquista de territórios. Essa disputa envolveu países com interesses conflitantes e divergentes, razão pela qual ocorreram inúmeros conflitos, tanto no campo diplomático quanto no campo militar.
Definição:
Estabelecimento de relações de poder em espaços geográficos situadas na Ásia, África e América pelas potências industriais a partir da segunda metade do século XIX. Tais relações de poder poderiam ser implementadas pela dominação política, econômica ou cultural de um território. Na verdade, o imperialismo é um conjunto de ações alicerçadas pela dominação geopolítica, ou seja, ele tem como objetivo reservar o domínio sobre áreas estratégicas para garantir o fornecimento de matérias-primas, mercados consumidores e mão-de-obra para sustentar o crescimento econômico de um Estado. Além disso, o imperialismo buscava assegurar a defesa militar e o controle do sistema de transportes das potências industriais nos séculos XIX e XX.
Características gerais:
Idade contemporânea.
Contexto: Segunda fase da Revolução Industrial (1860-1945)
Dominação estabelecida a partir da superioridade militar.
Objetivos: matérias-primas, mercados consumidores, áreas para o excedente de capital e populacional.
Menos intervenção do Estado: Liberalismo Econômico.
Principais áreas de ocorrências: África e Ásia.
As diferentes formas de exploração do espaço colonial no imperialismo: protetorado, colônia, área de influência e domínio econômico.
Primeira Guerra Mundial:
O processo de unificação (séc. XIX) da Itália (Líder: Cavour; Monarquia Parlamentar) e da Alemanha (Líder: Bismarck; II Reich) está relacionado com a 1ª Guerra Mundial ao desenvolver o nacionalismo e acentuar a rivalidade econômica na Europa. Isso provoca um desiquilíbrio político Europeu e o desenvolvimento industrial e econômico Alemão e Italiano contribuem para aumentar as rivalidades econômicas que já existiam na Europa.
Consequências das