livro resenha
Lena Jéssica Silva Souza
TURMA: 5401131
CAMPUS: Asa Norte
Os Sete Saberes Necessários à Educação do Futuro
Trabalho apresentado ao Curso de Letras Português-Inglês do Centro Universitário Unieuro como requisito para a aprovação na disciplina Psicologia da Educação sob a orientação da Profª. MSc.Maria Inês de Brito Ataíde.
BRASÍLIA 2014 Segundo Edgar Morin, os sete saberes necessários á educação do futuro são:
1. As cegueiras do conhecimento: o erro e a ilusão
O conhecimento é o reflexo da realidade e esse conhecimento acaba sendo permeado pelas nossas percepções, acaba traduzindo o conhecimento de acordo com o que nós acreditamos, buscando os erros e as ilusões deste conhecimento para ter um conhecimento puro. A educação deve se dedicar, por conseguinte, à identificação da origem de erros, ilusões e cegueiras.
Os erros podem ser mentais - pois nenhum dispositivo cerebral permite distinguir a alucinação da percepção, o sonho da vigília, o imaginário do real, o subjetivo do objetivo.
Os erros podem ser intelectuais - pois os sistemas de idéias (teorias, doutrinas, ideologias) não apenas estão sujeitas ao erro, como protegem os erros possivelmente contidos em seu contexto.
Os erros da razão: a racionalidade é a melhor proteção contra o erro e a ilusão. Mas traz em seu seio uma possibilidade de erro e de ilusão quando se perverte, se transforma em racionalização. A racionalização, nutrindo-se das mesmas fontes da racionalidade, constitui grande fonte de erros e ilusões. A racionalidade não é uma qualidade de que são dotadas algumas pessoas - técnicos e cientistas - e outras não.
Os erros paradigmáticos - os modelos explicativos - os paradigmas - também são sujeitos a erros - de concepção e de interpretação de