Livro - memórias de um sargento de milícias
Podemos dizer que Leonardo era um menino ``bagunçeiro`` e aprontava com todos da vizinhança e enquanto aprontava seu pai se realcionava com uma cigana, porem foi um relacionamento que durou pouco tempo, a cigana o abandonou, entretanto, para recuperar a cigana tentou usar feitiçaria mas não deu certo, e homens invadiram sua casa e ele foi preso. Em seguida pediu ajuda para a comadre que estava endividada com a familia pataca e ela o libertou.
O compadre que era o padrinho de Leonardo tinha viajado para a Africa e retornou num navio negreiro onde o capitão lhe confiou um bau de ouro que era para ser entregue para a filha dele , porem o compadre resolveu ficar com o bau. Quando começou a cuidar de Leonardo aparentemente se tornou um homem bom e queria tonar o menino um padre mas, o mesmo era uma criança que aprontava em todo lugar que passava até mesmo na igeja o que gerou brigas com o padre.
O padre fingia que era bom homem, mas na realidade era safado, pois foi ele quem roubou a cigana de leonardo pataca pai de leonardo e constantemente aparecia na casa dela. Leonardo que era um garoto esperto embora bagunceiro resolveu criar uma armadilha para o padre e a cigana para desmascara-los. O menino avisou o horario de uma festa a cigana mas falou o horario errado para o padre, entao o padre chegou atrasado e perguntou ao menino qual era o horario certo o menino disse que falou o horario certo para ele e a cigana estava de prova, poís ele estava ouvindo a conversa o que significa que os dois estavam juntos.
Leonardo pataca, ao saber que a cigana havia lhe trocado pelo padre resolveu tentar