livro memorias de um sargento de milicias
Essa se passa no rio de janeiro, ainda antes da independência , durante a estada de D.joão VI e a família real portuguesa no Brasil.
Este livro conta a historia de um menino que quando pequeno era muito travesso e desobediente, filho de Leonardo pataca um vendedor de roupas e de Maria da hortaliça uma quitandeira, um namoro que começara á bordo de um navio que vinha para o rio de janeiro que é onde se passa a história.
Leonardo e Maria era um casal apaixonado, mas com o passar dos anos surge entre o casal uma desconfiança que acaba por fim com o casamento fazendo com que Maria fugisse com um capitão de navio para Portugal e abandonando assim seu próprio filho, Leonardo vendo que nunca mais a teria também desistiu de tudo também abandonando seu filho Leonardo, mas o garoto foi acolhido pelo seu padrinho.
Leonardo quando acolhido na casa de seu padrinho portou-se com seriedade e obediência , mas quando foi tomando mais familiaridade, começou de novo suas travessuras, mas seu padrinho tinha tanta afeição por ele que achava graça das travessuras do garoto.
Enquanto o pequeno Leonardo apronta as suas travessuras pela vizinhança, seu pai, Leonardo Pataca, se envolve amorosamente com a Cigana, mas essa o abandona logo. Ele, então, recorre à feitiçaria (proibida naquela época) para tentar trazê-la de volta. Porém, no auge da cerimônia o major Vidigal e seus homens invadem a casa do feiticeiro, açoitam os praticantes e levam Leonardo Pataca preso.
Mas ao passar dos anos seu padrinho vê que Leonardo precisa se tornar alguém sério e respeitável e então luta para torna-lo padre, O menino, porém, causa transtornos por qualquer lugar onde passa e, após levar uma enorme bronca do padre da cidade, jura vingança. padre era um homem que aparentava ser santo, mas na realidade era um lascivo e fora ele quem roubara a Cigana de Leonardo Pataca. Como o padre passava boa parte de seu tempo na casa dela, um dia o menino Leonardo resolve