Continente Americano
Curso: Geografia
Professor: Rafael
Serie/Turma 8 ano
Japão
Moradia
.
O estilo de vida do Japão mudou muito depois da 2ª Guerra Mundial, quando um grande número de pessoas deixou a região rural para se fixar nas cidades, trocando o campo pelo trabalho em escritórios. É costume dos lares japoneses que três ou mais gerações da mesma família vivam sob o mesmo teto.
Em geral, as casas tradicionais são feitas de madeira e sustentadas por pilares do mesmo material. As construções mais recentes, porém, já seguem o padrão ocidental representado pelos amplos prédios de apartamentos levantados com ferro e cimento. No entanto, o costume de se ter pelo menos um aposento em estilo japonês com piso de tatami e de não usar sapatos dentro de casa ainda é preservado. O genkan, ou entrada, serve como lugar para se tirar, guardar e calçar os sapatos. As pessoas normalmente colocam chinelos para usar dentro de casa.
O tatami é uma espécie de esteira feita com uma base de palha e é usada para forrar os lares japoneses há 600 anos. Cada peça mede entre 0,95 x 1,91m, e o tamanho dos quartos é normalmente medido pelo número de tatamis que se encaixam no aposento. O piso feito com esse material é fresco no verão e morno no inverno.
Comida
Arroz cozido, a base da alimentação dos japoneses, do café da manhã ao jantar.
Uma refeição tradicional consiste em arroz branco, peixe grelhado, algum tipo de vegetal cozido, sopa (geralmente sopa de missô) e vegetais em conserva (tsukemono). Atualmente, outros componentes já foram incorporados ao menu, como pão, macarrão e carnes. Fast-food, hambúrguer e frango frito são bastante populares entre crianças e jovens japoneses, assim como em qualquer país do mundo.
Sushi, sashimi, tempurá, sukiyaki e outras comidas japonesas bastante apreciadas no exterior possuem verdadeiros templos no Japão.
Antes de comerem,