Livro IV A república de Platão - atributos
2. Mentira/Falsidade - para Platão era impossível governar a polis sendo falso ou mentiroso. O compromisso do filósofo está em agir com verdade, com a ética, com a justiça. Jamais com a falsidade, nem com a corrupção.
3. Prazer - o prazer da alma em si, o conhecimento só existe na alma. Platão afirma o corpo, a vida é corpo e alma, para Platão o conhecimento da essência é diferente do conhecimento do corpo. O prazer da alma é a aquisição do conhecimento.
4. Moderação - sabedoria no agir, pensar antes de agir, característica do uso da razão, ser moderado no agir e saber a consequência de suas ações.
5. Mesquinhez - não se pode ter mesquinhez na alma, nem na parte racional. E necessário ter clareza de espírito e visão ampla para ser soberano como o governante. Para Platão, a mesquinhez turva a alma e impede que se tenha uma visão clara das coisas.
6. Coragem - É preciso coragem para ser um governante. É preciso coragem para superar as dificuldades.
7. Memória - É o registro do pensamento, é exercido pela alma, pensar o próprio pensamento, refletir a si mesmo.
8. Sensatez - A sensatez junto a coragem, dão respaldo ao filósofo para o exercício do poder. O filósofo sempre terá que saber qual a melhor decisão a tomar, com sensatez sabedoria.
Baseado no diálogo que perdura no livro IV da república de Platão, esses 8 atributos são considerados essenciais para um governante, eles defendiam a idéia de que os filósofos deveriam ter o poder em suas mãos , pois possuíam todo o