Livro Eh Possivel
EDUCAÇÃO É
A SOLUÇÃO
É POSSÍVEL!
Dedicatória
Aos que, no futuro, um dia, estudarão em cidades com
Educação de Base Ideal, e a todos aqueles que, nos séculos anteriores, ficaram para trás porque não tiveram essa chance, por omissão de uma República incompleta.
O Brasil foi, por quatro séculos, uma colônia monarquista na política, escravocrata na economia e na sociedade.
Em 1889, por um golpe de estado, proclamamos a República Política, mas não fizemos a revolução republicana no social: continuamos uma sociedade dividida. Fizemos um grande caminho na miscigenação racial, mas não fizemos a miscigenação social que unifica as classes fazendo um povo.
Só uma revolução republicana será capaz de construir o povo brasileiro, sem a divisão entre “elite” e “povão”, um só povo, com diversidade de classes.
Se a miscigenação racial se fez nas alcovas, e a República política nos quartéis e em uma esquina do Rio de Janeiro, a construção de um povo, a miscigenação social se faz nas escolas. Daí o título deste livro: A Revolução Republicana. Adiada há 120 anos, ela só será realizada quando o Brasil oferecer a mesma chance educacional a cada criança, em escolas com a mesma qualidade para todos.
Senador Cristovam Buarque
Nota à 2a edição
Escrevo esta nota em 3-9-2012, cinco anos após este texto ter sido reproduzido por diversos meios e debatidos em muitos lugares e pouco menos de dois anos depois de sua publicação pela
Editora Moderna com o título de “A Revolução Republicana na
Educação”. Desde então, os diversos acontecimentos no Brasil reafirmaram, ao mesmo tempo, a urgente necessidade da revolução educacional para fazer o País avançar econômica e socialmente, e a correção da alternativa da Federalização da Educação Básica como estratégia mais adequada para essa revolução.
Os jornais estão cheios de matérias sobre a crise da educação e sobre a necessidade de um salto educacional. No dia em que escrevo podemos contar pelo menos trinta manchetes com conteúdo