Livro De Actividades Eu Ae A Fisica
Fazer notar que
18. A radiação g não é devida ao decaimento de partículas nem à desintegração do núcleo. A radiação g é o equivalente, a nível nuclear, da radiação visível produzida pelos electrões no átomo, quando passam de um estado excitado para o estado-base. No caso do núcleo, a diferença de energia entre os estados quânticos dos protões e neutrões é muito mais elevada, produzindo radiação de frequência muito maior quando uma dessas partículas passa de um estado excitado para o estado-base.
19. O método do carbono-14 ainda vai funcionando porque a proporção relativa de carbono-14 e de carbono-12, na atmosfera, tem-se mantido bastante constante nos últimos milénios.
Há evidência indirecta que aponta para isso. Assim, quanto mais se afastar a proporção 14C/12C do valor existente no ar, mais tempo terá passado desde a morte do organismo (momento que deixa de absorver ar). Actualmente a utilização massiva de combustíveis fósseis está a alterar o balanço do carbono na atmosfera.
Se tivesse existido uma civilização tão poluidora como a nossa há muitos milénios, o método do carbono-14 não seria fiável hoje em dia.
20. Em cada caso há que ter em conta a alteração do número de protões e de neutrões para determinar que tipo de desintegração ocorreu.
22. A derivada dN/dt deverá ser identificada como a taxa de decaimento instantânea. Isto é, o número médio de átomos que decaem, por unidade de tempo, no instante t . A função exponencial dada para N é a função que satisfaz a condição de a taxa de decaimento ser proporcional ao número de átomos existentes em cada instante.
Parte 3 (Livro de actividades)
Página 1
DVD “Eu e a Física”
O professor que utilizar o projecto Eu e a Física – 12.° Ano pode usufruir de um DVD com os trabalhos laboratoriais propostos no Programa.
Num ambiente de laboratório, o professor Jaime Villate, um dos autores do projecto, explica com detalhe, para cada trabalho, os objectivos e o modo de proceder, referindo também alguns aspectos a