Livro Dadatico

379 palavras 2 páginas
Livros Didáticos

Anbrisio Morais da Silva

Por isso é importante livros didáticos bons, que tenha temas diversificados com abordagens atuais. Pensar a questão do livro didático é complexo, pois passa por interesses da indústria cultural, Estado, educação fundamental e média e também tendências acadêmicas.
Com a massificação do ensino na segunda metade do século XX, com interesses por traz disto com a modernização do Estado e a industrialização, foi preciso fornecer educação pública para todos. Com o número de pessoas nas escolas o numero de produção de livro didático também aumentou, o Governo Federal cedeu incentivos para esta produção, só que os livros deveriam estar em conformidade com o projeto de país e aliada a ideologia de segurança nacional do Regime Militar.
As editoras investiam em elementos do livro didático para se manter no mercado, elas incrementaram planos de aulas, atividades e outros elementos. Esta massificação e fácil acesso ao ensino, não significou qualidade do ensino, ao contrario de outros países que investiram na educação, o Brasil continuo entre os piores níveis de educação do mundo. Os conteúdos dos livros didáticos estavam bastante simplificados, longos períodos históricos encontravam-se em poucas folhas.
Foi preciso debates acadêmicos para as editoras rever seus conteúdos e forma gráfica. Com os novos campos de pesquisa aparecendo no Brasil, foi necessário fazer a revisão dos conteúdos que os livros didáticos abordavam. As matérias paradidáticas produzidos por acadêmicos pareceram ser boas alternativa, além de trazer novas perspectivas históricas, são textos com embasamento.
Nos anos 90, o MEC é o responsável por distribuir os livros didáticos no país, e fazer a avaliação deste, os novos livros didáticos deveriam ser atualizados, os com erros gráficos ou com algum tipo de preconceitos, a editora teria a responsabilidade e retirar estes livros do

Relacionados

  • Trabalho Daniela
    1033 palavras | 5 páginas
  • Pratiques
    1865 palavras | 8 páginas
  • historia gera do direito
    6938 palavras | 28 páginas
  • Família e escola: uma parceria que dá certo.
    14215 palavras | 57 páginas